Mais uma dica para os Professores do Ensino Fundamental:
Tema: Entrevistar para conhecer melhor
Anos: Do 3º ao 5º ano.
Tempo estimado: Oito aulas.
Objetivos:
- Planejar, produzir e revisar perguntas.
- Realizar entrevistas adequando a linguagem oral a situação
comunicativa.
Conteúdos:
- Planejamento de textos orais.
- Produção, revisão e realização de entrevistas.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre a vida dos funcionários que
trabalham na escola. Proponha à classe a produção de uma entrevista para
conhecer melhor esses profissionais. Liste no quadro, junto com eles, as
pessoas que poderiam ser entrevistadas. Realize uma votação para escolher três
ou quatro funcionários. Defina com a turma um destino para as entrevistas. Por
exemplo: para organizar um mural, para organizar um livro para a sala de
leitura da escola, para incluí-las no site ou jornal da escola, para produzir
um DVD sobre a escola etc.
“Flexibilização” para deficiência física na mobilidade e na
motricidade oral
Para ampliar a vivência do aluno com a entrevista, prepare junto dele
algumas questões e peça que faça com uma pessoa da sua casa, a qual deverá
responder oralmente e por escrito. Se for possível, empreste um gravador da
escola e peça as respostas gravadas.
2ª etapa
Entregue para cada aluno uma entrevista publicada em um jornal, revista
ou site, de preferência sobre algum tema pertinente ao universo infantil, por
exemplo: entrevistas com autores de literatura, com grupos musicais, com pesquisadores que estudam animais
etc. e leia em voz alta. Após a leitura, promova alguns comentários sobre o
conteúdo da entrevista, observando também, como são elaboradas as perguntas.
Chame a atenção para as indicações contidas na entrevista que revelam que se
trata de um texto oral transcrito. Por exemplo, observe que é comum encontrar
indicações entre parênteses que revelam as expressões do entrevistado -
(risos), (silêncio). Trabalhe essas características como pontos importantes de
uma entrevista escrita.
3ª etapa
Liste com a classe os assuntos sobre os quais eles têm curiosidade e que
gostariam de perguntar aos funcionários. Ajude-os a pensar em um foco comum
para todo o trabalho e proponha alguns temas (como a história de vida, casos da
escola, lembranças da época que foram estudantes etc.). Leia mais algumas entrevistas
para ampliar o repertório desse gênero e para que possam usá-las como modelo de
referência no momento de elaborar o roteiro. Comente como são elaboradas as
perguntas e discuta se é possível inferir a intenção do autor ao elaborá-las.
4ª etapa
Traga para seus alunos algumas informações sobre o entrevistado: nome
completo, quanto tempo trabalha na escola, função que ocupa etc. Elabore
coletivamente as questões que farão parte do roteiro. Registre todas as ideias
dos alunos para retomá-las. Ao elaborá-las, é possível inferir as respostas
para ajudar a verificar se não estão repetidas. Trabalhe esse procedimento com
as crianças e explique por que isso é tão importante para o trabalho.
“Flexibilização”
Estimule a participação do aluno fazendo perguntas bem objetivas. Por
exemplo: "Você acha mais interessante fazermos esta questão ou
esta?", apontando para as questões escritas na lousa. Estimule-o também a
expressar outras questões que queira fazer ao funcionário.
5ª etapa
Retome as perguntas elaboradas, apresentando-as por escrito num cartaz.
Discuta com a classe se elas são interessantes e se não são repetitivas. Faça
um revisão coletiva, mudando termos que causam dúvidas. Reorganize para
deixá-las claras e interessantes.
6ª etapa
Organize a classe em dupla, distribua as perguntas. Discuta como será o
comportamento e a tarefa de cada aluno durante a entrevista. Se possível,
assista com a turma a uma entrevista para observar como se comportam os
entrevistadores. Estabeleça os combinados de funcionamento dessa atividade,
registrando-os. Os combinados devem considerar as formas de tratamento que
serão empregadas com cada entrevistado, levando em conta a maior ou menor
intimidade entre os entrevistadores e o entrevistado.
“Flexibilização”
Coloque-o com uma dupla que favoreça sua atuação. Combine que, quando for
a vez de ele fazer a pergunta, deverá mostrá-la por escrito para o
entrevistado. Cada pergunta pode estar registrada em uma tira de papel (o que
facilita a leitura) e as respostas podem ser gravadas ou escritas pela dupla.
Planeje o local da entrevista, o entrevistado pode ser convidado a vir à sala
de aula. Para a entrevista com os funcionários, prepare uma lista de perguntas,
leia para ele e peça que escolha quais quer utilizar. Estimule-o a expressar
outras questões que queira fazer.
7ª etapa
Treine a entrevista com a classe observando os combinados. Realize a
entrevista e registre-a considerando o destino combinado na 1ª etapa.
Material necessário:
Entrevistas publicadas em jornais, revistas ou sites, filmadora ou
gravador (se possível).
Produto final
Exposição ou livro de entrevistas.
Avaliação
Observe o desempenho da turma em relação a algumas questões: o aluno
respeita os combinados ao formular as perguntas? Mostra-se interessado em
perguntar e escutar as respostas? Lê a pergunta de maneira clara? Considerada a
relação mais próxima ou mais distante com o entrevistado ao dirigir-se a ele?
Fonte:
VELIAGO,
Rosangela. Entrevistar para conhecer melhor. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/entrevistar-conhecer-melhor-611551.shtml
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