sexta-feira, 8 de junho de 2012

Projeto Sarau de Poesia

 JUSTIFICATIVA
Na escola, na maioria das vezes, não se valoriza o hábito de ler poesia, pois a leitura obrigatória de textos mais urgentes, de acordo com o programa curricular, se sobrepõe ao simples prazer de desfrutar textos mais herméticos pela sua conotação, como é a poesia.
Por isso, a idéia de um evento para valorizar a produção poética na Escola surgiu dentro do Plano de ação anual da Biblioteca Yolanda Pereira da Silva, que no ano de 2008 não pôde ser colocado em prática devido à ocorrência de uma greve do corpo docente, bem como da reforma do espaço pedagógico.
Nas salas de aula, exige-se muito mais do aluno com relação à escrita de textos em forma de prosa e em textos mais objetivos do que os em forma de poema, carregados de subjetividade, o que tolhe um pouco o aspecto da criatividade, já que as poesias podem dar uma maior margem ao aspecto criativo do indivíduo, tanto no uso da linguagem quanto na organização formal do texto e das idéias apresentadas nele.
Em função disso, e como está iminente a I Feira Bragantina do Livro (sob o tema Bragança), organizada pelo SIEBE que requer o apoio das Bibliotecas Escolares, pensou-se em realizar o I Sarau Cultural BBS para motivar a produção e leitura de poesia entre os estudantes, bem como selecionar dentre os participantes um representante discente de cada nível de ensino para representar a Escola Bolívar Bordallo no Evento citado anteriormente, que será realizado no dia 24 de outubro deste ano.
O papel da biblioteca nesse sentido, além de querer motivar a leitura e a produção desse gênero textual (o poema), é tentar resgatar o lado criativo do indivíduo, ou seja, sua produção textual mais carregada de marcas de individualidade e tentar suprir essa lacuna no processo da criatividade além de contribuir para proporcionar a troca de experiências literárias de quem já desenvolveu um certo gosto pelas letras, já que, de acordo com o Michaelis: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, o sarau é uma “reunião de pessoas amantes das letras, para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso”.
Com a realização desse I Sarau Cultural BBS, espera-se motivar o corpo discente para a produção de textos poéticos escritos bem como para a produção oral através da leitura expressiva ou declamação livre das obras criadas pelos participantes. Também, através de uma dinâmica cultural que envolve a preparação do evento pretende-se induzir a busca de informações sobre a cidade de Bragança através de pesquisas para o aprimoramento da produção das poesias que devem ser encaminhadas à I Feira Bragantina do Livro para bem representar o corpo discente da escola dentro de um viés interdisciplinar, mas, sobretudo, valorizar o que Bragança tem de melhor e proporcionar o melhor conhecimento do lugar onde vivemos.

III – OBJETIVOS:
a) GERAL:
Proporcionar aos estudantes e comunidade um momento de lazer e cultura com a finalidade de motivar a leitura e a escrita, bem como o desenvolvimento da expressividade diante de um público interessado.
b) ESPECÍFICOS:
• Motivar a leitura
• Proporcionar um momento de declamação e escuta de poesias para trabalhar o aspecto da oralidade e da atenção
• Encontrar os talentos escondidos entre os discentes
• Buscar apoio para a realização das atividades conjuntas entre os professores de classe e os professores bibliotecários


IV – METAS
• Proporcionar a compreensão do que é uma produção textual motivada e destinada a um fim específico.
• Proporcionar na escola um momento de expressividade lúdica.
• Organizar o sarau para ser mais um evento anual da escola.
• Alcançar a parceria entre os discentes para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar efetivo.
• Trabalhar em parceria com professores das diversas disciplinas na elaboração de atividades culturais para os próximos saraus.



V – ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
• Divulgação da I Feira Bragantina do Livro ao corpo docente;
• Solicitar o apoio aos professores de Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia e Sociologia (a produção deve ser concluída dentro da aula de Língua Portuguesa após uma pesquisa sobre Bragança);
• Agendar uma data junto à direção da escola;
• Selecionar os 20 melhores textos de cada turno para participarem do Sarau da escola (após a seleção feita pelo próprio professor de classe – que deve ser de 5 textos por turma);
• Elaborar a ficha de inscrições;
• Elaborar os critérios de avaliação e a ficha do corpo de jurados;
• Organizar as inscrições dos alunos (que devem ter seu texto digitado e anexado à ficha de inscrição preenchida na Biblioteca da Escola). A inscrição deve ser feita separadamente para os níveis de ensino Fundamental e Médio (em duas sequências que devem ser obedecidas no dia da apresentação);
• Compor um júri (com três ou quatro membros) julgar e selecionar a produção vencedora (uma de cada nível de ensino).
• Enviar aos membros do júri, antecipadamente, um envelope contendo cópia de todos os textos inscritos e a ficha de avaliação, para avaliarem a produção escrita e atribuir uma nota de 5 a 10 aos critérios predeterminados pela biblioteca. A esta nota, deve ser acrescentada a pontuação da performance avaliada no dia do evento segundo critérios de apresentação dados ao conhecimento do júri logo após a composição da banca julgadora.
• Enviar convites e o folder com a programação para a 1ª URE, escritores da cidade, meios de comunicação local e demais escolas.
• Escrever o “script” do evento;
• Nomear um mestre de cerimônias para apresentar a sequência das atividades do sarau;
• Montar o roteiro de atividades para o dia do evento baseado nas idéias abaixo:
a) Entrada: Fundo musical (com músicas clássicas, regionais e poemas musicados);
b) Abertura: Palestra com um escritor/poeta da cidade sobre o Tema: A arte de escrever poesia. (o mesmo palestrante deve dar início ao sarau após um convite do mestre de cerimônias).
c) Composição do júri e entrega da ficha com os critérios de avaliação da produção escrita e performance do declamador.
d) Início do sarau. Para dar início ao evento, o mestre de cerimônia deve convidar o mesmo poeta que deu a palestra para iniciar o I Sarau com uma/mais uma de suas poesias. Deve avisar ao júri que esta primeira apresentação não está sob avaliação e que logo após a apresentação do poeta, cada membro inscrito deve ir se sucedendo sem a necessidade de ser anunciado, conforme a ordem de inscrição;
e) Cada participante deve fazer sua própria apresentação (conforme modelo previamente estipulado) e declamar sua poesia (que pode ser lida).
f) Após o evento, enquanto estiver sendo apurado o resultado da seletiva, pode-se programar uma apresentação cultural para o entretenimento do público ou então continuar o sarau em caráter espontâneo.
• Realização do evento
• Divulgação das atividades desenvolvidas na Rádio-Escola e meios de comunicação local (rádio, TV, jornais, sites).
• Envio dos textos vencedores à coordenação do SIEBE (até o dia 15 de outubro)



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Conforme prederminação da equipe de coordenação do Sarau



CONCLUSÃO

O papel da biblioteca na escola tem se resumido a um espaço para busca de informações apenas para pesquisas solicitadas em sala de aula, e, em sua maioria, não têm dado importância à motivação para a leitura livre. Porém, a biblioteca escolar deve ser um instrumento indispensável de ligação entre professor e aluno na elaboração das leituras e pesquisas, buscando sempre um melhor conhecimento e influenciando o hábito da leitura, tornando o aluno mais crítico, já que ensino e biblioteca não se excluem, completam-se.
Sendo assim, esta proposta do I Sarau Cultural BBS só vem contribuir para concretizar o Plano de Ação construído no planejamento anual das professoras bibliotecárias lotadas neste espaço, visando, contribuir com o ensino e provocar o debate acerca da ação pedagógica dessa instituição no âmbito da produção de sentido na leitura e da produção textual no ensino básico.
Um evento dessa natureza pode servir de motivação tanto para a pesquisa quanto para o desenvolvimento da criatividade lingüística. Por isso, este projeto será desenvolvido com os alunos dos três turnos sob a coordenação das Professoras Bibliotecárias e a orientação dos professores de Língua Portuguesa auxiliados pelos professores de História, Geografia, Artes e Sociologia para tornar o trabalho mais dinâmico e produtivo e consequentemente mais interessante, capaz de bem representar o corpo discente da Escola BBS em eventos fora dela.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

MEIRELLES, Cecília. Poesia Completa, vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

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